QUARENTENA: COMO SERÁ O AMANHÃ?

Inauguração: 8 de outubro
Sesc Quitandinha | Galeria 2

A partir de outubro, por quatro meses, a instalação artística Quarentena: como será o amanhã? (2021) nos convida a revisitar os afetos, pensamentos e perspectivas de pessoas em isolamento social durante a Covid 19. O visitante se encontra imerso em um apartamento onde intimidades se fundem à espiral de imagens técnicas e projeções futuras das pessoas isoladas em 2020. O amanhã de ontem será hoje?

A arte existe para que a realidade não nos destrua.
Friedrich Nietzsche

O corona infectou o mundo. No Brasil, pandemia e pandemônio permanecem assombrando ruas e convívio social. Nos primeiros meses, em 2020, diziam: "Vai passar". Nos refugiamos em casa, dos perigos do contágio. Nos refugiamos na rede, da solidão de nossas casas. Nos refugiamos no futuro, para enfrentar o presente. As telas eram janelas para a interação com o mundo - respiros que, aos poucos, para muitos, também se tornaram sufocantes. Poucos imaginavam que 2021 seria ainda pior.

A instalação interativa Quarentena (2021), de André Paz, explora os afetos, pensamentos e perspectivas de pessoas em isolamento social durante a Covid 19. O visitante se encontra imerso em um apartamento onde intimidades se fundem à espiral de imagens e projeções futuras das pessoas isoladas em 2020. O amanhã de ontem será hoje?

Em "The Freedom of the Migrant (2003)", o filósofo Vilém Flusser projeta um futuro onde a identidade se assemelha mais a tendas nômades atravessadas pela alteridade em imagens técnicas, do que a casas com paredes e fronteiras demarcadas. O isolamento social e suas interações online antecipam tal experiência…?

Quarentena (2021) é um dos desdobramentos do projeto mais amplo de documentário colaborativo e multiplataforma "Como Será o Amanha?", que explora a temática com diferentes suportes, tecnologias e formatos. Em maio e junho de 2020, a equipe convidou as pessoas em isolamento a enviarem depoimentos em vídeo que respondessem à questão: "O que vai mudar ou o que você gostaria que mudasse no mundo, na sua vida ou país? Conte um sonho, receio, impressão ou expectativa sobre o futuro." Os depoimentos foram compartilhados em simultâneo nas mídias sociais, dando forma ao documentário interativo "Como Será o Amanhã?" na plataforma Instagram. Em 2021, uma segunda onda de depoimentos auto-reflexivos foi levantada com as pessoas que participaram em 2020. Esse material é utilizado em parte na instalação Quarentena e em futuros trabalhos em elaboração.

Teaser Como Será o Amanhã? from Andre Paz on Vimeo.

"Como Será o Amanhã?" é coordenado em geral por André Paz, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGMC/UFRJ), coordenador do Bug404 (bug404.net). Contou com o apoio de uma rede de parceiros e articula pesquisa e criação de narrativas interativas e imersivas, intensivas em tecnologia.

FICHA TÉCNICA

INSTALAÇÃO QUARENTENA

DIREÇÃO CRIATIVA André Paz
EDIÇÃO DE VÍDEOS Felipe Carrelli
CENOGRAFIA Jefferson Duarte

PROJETO COMO SERÁ O AMANHÃ?

PRODUÇÃO E DIREÇÃO CRIATIVA André Paz
EDIÇÃO Felipe Carrelli
EQUIPE DE PRODUÇÃO Yan Winicius
Juliana Fernandes
Letícia Mei
Ana Cunha
Júlia Ferraz (2 Onda)
Roberta Gonçalves (2 Onda)
ARTE ORIGINAL Julia Lobato
COLABORADORES Graziele Saraiva, Felipe Varanda, Nina Saroldi

PARTICIPANTES NO COMO SERÁ O AMANHÃ? Adriana Brites, Aline Pereira, Álvaro Silva, Amanda Taves, Ana Carolina Bispo, Ana Cristina Alves, Aparecida Borcard, Armando Santos Sá, Beatriz Paz, Bernardo Bello, Betina Polaroid, Blenda Silva, Bruna Ventura, Cecilia Saraiva, Celso Junius Ferreira, Cida Leite, Creuza Gravina, Cynthia Dorneles, Daniel Negreiros, Denise Hofstra, Eduardo Camelo, Elaine Quintino, Ernesto Saraiva, Evandro Manchini, Fabio Coelho, Felipe Caldas, Felipe Thiroux, Felipe Varanda, Fernanda Dornelles, Flavio Labanca, Frederico Rubio, Gabriel Bernardino, Gabriela Tunes, Gisele Fraga, Gil Tavares, Guilherme Gabriel Bomfim, Gustavo de Noronha, Gustavo Borcard, Igor Aleixo, Isabel dos Anjos Santos Sá, Izabeti Bittencourt, Jairo Brum, Jefferson Natã, João Pedro Lopes, José Maria, Júlia Alevato, Julia Borcard, Julia Ferraz, Júlia Gomes, Kizzy Assunção, Leonardo Santos, Letícia Almeida, Lucas Fernandes, Luciana Fortuna, Ludmila Leite, Luiza Bessa, Marcelo Bispo, Maria de Fátima, Maria Eduarda Medeiros, Maria Julia, Marina Borcard, Melissa Bivar, Miquéias Andrade, Moisés Zylberberg, Neyde Trota, Nina Saroldi, Noemia Matsumoto, Nuccia de Cicco, Pedro Paulo da Silva, Pedro Rocha, Rafael Barbosa, Renato Argozini, Ricardo Trotta, Robson de Lima, Rodrigo Cavalcante, Rogerio Junior, Sérgio Péo, Talita de Carvalho, Tânia Borcard, Tatiana Portela, Thiago Figueira, Valeria Gauz, Vanessa Mendonça, Vanessa Paixão, Yudi Abe.

PARCERIA