Mostra Corona Bug: acolhidas on-line na Covid-19

Inauguração: 8 de outubro
Sesc Quitandinha | Galeria 3

A Mostra Corona Bug apresenta uma seleção de seis projetos interativos online, onde o visitante pode encontrar acolhimento e refúgio em diferentes experiências afetivas e significativas, ao participar de forma ativa, mesmo que isolado em sua casa durante a Covid-19.

A Covid-19 e seu isolamento social impuseram uma série de restrições às atividades artísticas e aos diversos setores da produção cultural. Todos tiveram que improvisar alternativas para seguir produzindo e criando a distância, recorrendo aos recursos disponíveis pela telemática e, em grande medida, pelas mídias audiovisuais. As possibilidades interativas e imersivas foram abraçadas como recursos criativos inovadores.

A Mostra Corona Bug apresenta uma seleção de seis projetos interativos online, onde o visitante pode encontrar acolhimento e refúgio em diferentes experiências afetivas e significativas, ao participar, de forma ativa - mesmo que isolado em sua casa durante a covid 19. Em Window Swap, pode abrir janelas ao redor do mundo. Em Human Online, pode encontrar rostos que dizem mais em silêncio. Em Corona Haikus e Museu do Isolamento, pode recriar com a temática da pandemia. Em Cartografia de Memórias e Inumeráveis, pode registrar histórias e homenagear pessoas inesquecíveis.

A Mostra é uma seleção de projetos ativos em 2021 de uma pesquisa ampla, chamada Mapeamento Corona Bug, realizada pelo Bug404 em 2020, coordenada por André Paz. A pesquisa mapeou centenas de iniciativas e projetos inovadores que se apropriaram das mídias audiovisuais e recursos interativos e imersivos, nos mais diversos setores: Teatro, Museu, Música, Eventos. Eles encontraram refúgio nas experiências e narrativas interativas e imersivas, deixando um legado inovador para o campo.

A equipe do Mapeamento Corona Bug contou com pesquisadores parceiros e alunos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ). E com o apoio da Pró Reitoria de Extensão (ProeXc) da UNIRIO.

PROJETOS

FICHA TÉCNICA

MOSTRA CORONA BUG

DIREÇÃO CRIATIVA André Paz EDIÇÃO DE VÍDEOS Felipe Carrelli CENOGRAFIA Jefferson Duarte

MAPEAMENTO CORONA BUG

Coordenação André Paz Pesquisa e Produção Yan Winicius, Juliana Fernandes, Letícia Mei, Ana Cunha, Cristine Carvalho, Felipe Carrelli

PARCERIA