Corona Bug

Cartografia das Memórias

A exposição Cartografias das Memórias é constituída pelo registro sonoro de respostas ao questionamento: 

o mundo vive uma pandemia, e como você se sente?

A reunião dessas falas forma um mapa sobre os impactos desse momento histórico. São pensamentos de diferentes contextos regionais, raciais, de gênero, socioeconômicos e culturais preservando as memórias individuais e coletivas. 

Iniciado em abril de 2020, o projeto é constantemente alimentado e cria um acervo online de gravações, em que o público pode passear e explorar através dos caminhos da escuta. É uma forma de dar visibilidade a um panorama amplo e heterogêneo, através da audição de singularidades e vivências pessoais.  

Como fazer parte desse mosaico sonoro:

O público pode enviar relatos que devem ter duração máxima de cinco minutos, gravados diretamente no site. A forma e a temática da narrativa são livres e a espontaneidade é valorizada. Ao gravar uma fala, a identificação não é necessária, apenas é preciso informar a localização aproximada, para que os áudios possam ser devidamente catalogados e inseridos no mapa sonoro de memórias. O projeto tem o compromisso de preservar a identidade pessoal e todos os relatos são licenciados pela Creative Commons - Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.

O projeto Cartografia das Memórias já contou com a colaboração de pessoas de diversas áreas que atuaram em múltiplas frentes na construção coletiva da plataforma.

O mapa sonoro está disponível em https://cartografiadasmemorias.org/  

Faça parte dessa iniciativa e ajude a construir um acervo com diversas perspectivas. A história de todes é importante e preservar a memória, esse patrimônio imaterial, é um direito coletivo.