04/10
14h
Residência

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Com Rafael Romão

A realidade virtual (RV) e aumentada (RA) trazem novas possibilidades de experiências e narrativas, quando amparadas em um referencial ético. Muito além da dimensão tecnológica, o processo criativo pode engajar pessoas de uma forma colaborativa e transformadora, que contribua mais para construírem novas histórias do que apenas contá-las. Trata-se de um programa de residência que aposta nesse potencial, composto de oficinas e mediação para jovens.

Jovens alunos são iniciados na produção criativa em realidade virtual e realidade aumentada. A metodologia é baseada na cocriação e colaboração com professores e professoras, dialogando com temas e questões escolhidos por todos dentro de suas realidades. 

Em setembro, teremos o módulo de formação dos professores, com duas oficinas diferentes, seguida da mentoria para o planejamento dos projetos e proposições que serão realizadas com os alunos das escolas no módulo a seguir.

 Em outubro, teremos o módulo de realização com os alunos dos projetos e proposições. Em colaboração com professores e professoras, a equipe irá implementar os projetos sobre VR e AR com suas turmas, com proposições em classe, acompanhamento e apoio aos estudantes.