Contemplar o céu é uma experiência que faz parte das vidas humanas. Em tempos de distanciamento social, as distâncias astronômicas e o vazio do universo são resignificados. Mas quais são os fenômenos físicos que o brilho das estrelas e a escuridão do céu nos revelam? Como a luz dos astros que decoram a abóbada celeste pode nos fornecer respostas a grandes perguntas?
Nesta seção de observação do céu a olho nu será apresentado pelas astrônomas e astrônomos do projeto GalileoMobile como reconhecer alguns dos astros do céu e compreender um pouco de suas propriedades físicas. Em caso de tempo nublado, serão usados aplicativos de celular para a identificação do céu. Em caso de chuva, a atividade não será realizada ou será realizada em ambiente interno no Sesc Quitandinha.
Esse encontro faz parte da Astronomia e Etnoastronomia | Sob o mesmo Céu, cuja proposta é a vivência prática da astronomia por meio de oficinas virtuais e atividades de observação do céu a olho nu - ambas desenvolvidas pelo GalileoMobile.