Programação
22/09
18h
Documentário interativo
Com Felipe Carrelli e Felipe Varanda
O campo do documentário interativo comporta toda uma diversidade de formatos que incorporaram novas tecnologias às narrativas não ficcionais: websites, aplicativos, realidade aumentada e virtual. Por trás das interfaces, as práticas de interação, participação e engajamento potencializam as possibilidades de colaboração e escuta.
25/09
16h
Cocriação e realidade virtual na etnoastronomia Saaraui
Com Felipe Carrelli e Joel dos Santos. Mediação de André Paz
Como a etnoastronomia na cultura do povo Saaraui é representada através da realidade virtual? O debate desta mesa vai girar em torno dessa questão, tratando dos desdobramentos da pesquisa-criação Estrelas do Deserto, de Felipe Carrelli.
25/09
10h
Astronomia pelo mundo: GalileoMobile e o Projeto Amanar
Sandra Benitez Herrera, Jorge Rivero González, Diego Torres Machado. Mediação de Felipe Carrelli e Patrícia Figueiró Spinelli
A importância da divulgação científica na atualidade é o assunto que permeia esta mesa. Os convidados vão contar especificamente sobre a experiência do grupo de voluntários do projeto GalileoMobile.
25/09
14h
Etnoastronomia e a questão da divulgação científica com refugiados
Com Eduardo Monfardini Penteado e Andrea Rodriguez Antón. Mediação de Felipe Carrelli
Como os povos do deserto usam as estrelas para se orientar? Que outros saberes eles têm a nos ensinar? Quais são as questões que permeiam a divulgação científica para os grupos de pessoas em situação de refúgio?
14/10
18h
Observação do Céu a olho nu
Com Patrícia Figueiró Spinelli, Leila Lobato Graef e Felipe Carrelli
Esse encontro faz parte da Astronomia e Etnoastronomia | Sob o mesmo Céu, cuja proposta é a vivência prática da astronomia por meio de oficinas virtuais e atividades de observação do céu a olho nu, desenvolvidas pelo GalileoMobile.
18/11
15h
Migrações | Refúgio e a circulação de saberes tradicionais
Com Mohammed ElHajji e Catalina Revollo Pardo (DIASPOTICS). Mediação de Felipe Carrelli
Nessa mesa, Prof. Dr. Mohammed ElHajji e Profa. Dra. Catalina Revollo Pardo atualizam o debate em torno do fenômeno migratório e diaspórico a partir dos fluxos e rastros subjetivos produzidos pelo imigrante e as comunidades diaspóricas, mediados pelas TICs (Tecnologias da informação e comunicação) e pela circulação de saberes tradicionais.